Curso Marketing estratégico

Trabalho com desenvolvimento de software há um longo tempo e todo o meu conhecimento é focado nessa área, apenas divergindo em tecnologias como pode ser observado no meu currículo.

A muito tempo venho buscando conhecimento em outras áreas além da TI. Um dos assuntos que chama a minha atenção é o Marketing Estratégico, costumo ler sobre sobre o assunto em diversos sites, blogs e afins. Porém para potencializar os meus estudos resolvi fazer um curso de Marketing Estratégico no SENAC RS que irá dar uma visão geral sobre o assunto.

Objetivo do curso:
O futuro das organizações depende de sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. A gestão de marketing das empresas reflete este cenário e deve criar necessidades de consumo de forma dinâmica. Desta forma, entender este processo e definir estratégias para criar valor através de Produtos e Serviços é fundamental apara determinar o sucesso empresarial. Neste contexto, o objetivo deste curso é oferecer aos participantes condições de: planejar, identificar, analisar, segmentar, posicionar, construir cenários, definir estratégias para a construção de Produtos e Serviços de valor para o cliente e determinar os critérios de sua satisfação.

Programação:

  • Planejamento de Marketing:
    • Conceitos básicos;
    • Processo de planejamento;
    • Estrutura do plano de marketing;
    • Tipos de planos;
  • Ambiente de negócio:
    • Macroambiente;
    • Megatendências;
    • Construção de cenários;
    • Análise da concorrência e análise de mercado;
    • Rede de negócios e cooperativismo;
    • A questão da competitividade;
    • A nova ordem econômica;
    • Processo de globalização;
  • Estratégias de negócios:
    • Estratégias genéricas (custos baixos, diferenciação, enfoque);
    • Estratégias competitivas (defesa, desenvolvimento, ataque);
  • Processo de construção do valor do cliente e da satisfação:
    • Informações e comportamento de consumo;
    • As necessidades de Maslow;
    • Pesquisa de mercado;
    • Tendências de comportamento;
  • Segmentação de Mercado e Posicionamento:
    • Segmentação do mercado consumidor;
    • Identificar a Missão, Visão e valores da empresa;
    • Definir a Gestão Estratégica de Marketing através de plano de ação;
    • Definir objetivos e suas metas para o Plano de Ação;
    • Definir e compreender a aplicação do Plano de Marketing no contexto do negócio;
    • Identificar e analisar os cenários possíveis do negócio;
    • Identificar e analisar a concorrência;
    • Definir qual o tipo de Estratégia Genérica melhor se adapta ao negócio;
    • Definir qual o tipo de Estratégia Competitiva melhor se adapta ao negócio;
    • Identificar e analisar as tendências de consumo;
    • Definir a melhor segmentação de Produtos e Serviços para o negócio;
    • Identificar as 4 forças do Marketing no negócio e sua melhor aplicação/ otimização;
    • Utilizar corretamente as ferramentas mercadológicas para agregar valor à Marca;
    • Determinar Indicadores;
    • Visão sistêmica;
    • Visão analítica;
    • Capacidade de decisão;
    • Criatividade;
    • Flexibilidade;
    • Responsabilidade;
    • Respeito às diferenças;
    • Segmentação do mercado fabricante;
    • Níveis de segmentação;
    • Atratividades do segmento;
    • Critérios e estratégias para posicionamento;
    • Valor percebido da Marca;
    • O mapa do posicionamento;
  • As 4 forças do Marketing:
    • Produtos e Serviços (diferença, implicações e oportunidades);
    • Preços (determinação das demandas, estimativa de custos, formação de preços, Mark Up);
    • Distribuição e Logística (definição dos canais de marketing, cadeia de valor ampliada, fluxos, evolução dos canais);
    • Comunicação (o mix da comunicação, definição de públicos, objetivos e ferramentas);
  • Finanças e Controle:
    • Tipos de controle;
    • Ferramentas gerenciais de controle;
    • Sistema de gestão da qualidade;

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