NuGet – Gerenciador de pacotes para Visual Studio

NuGet
Pacotes NuGet

O NuGet é uma extensão para o Visual Studio que serve para fazer o gerenciamento de pacotes para o framework .NET. O grande trunfo do NuGet é que ele é um facilitador na instalação de recursos para o projeto através de seu gerenciador de pacotes de fácil utilização.

Primeiramente iremos instalar o NuGet no Visual Studio acessando o gerenciador de extensões acessando o menu Tools > Extension Manager.

Agora iremos selecionar Online Gallery no menu a esquerda, na caixa de pesquisa no canto superior direito (Search online gallery) informar o nome do pacote NuGet Package Manager, depois é só selecionar e clicar no botão download. Após a instalação do NuGet deveremos reinciar o Visual Studio para poder utilizar o gerenciador de pacotes.

extension-manager-nuget

A partir desse ponto já podemos fazer a utilizaçãod o NuGet, para habilitar o gerenciador de pacotes deveremos acessar o menu Tools > Library Package Manager > Package Manager Console

Digamos que no projeto eu desejo fazer a utilização do jQuery, para instalar o pacote iremos copiar o conteúdo que está dentro da caixa preta no site do NuGet que no caso é Install-Package jQuery e colar no gerênciador de pacotes, logo após é só apertar a tecla ENTER.

nuget install package
nuget install package

Possíveis erros

Após pressionar a tecla ENTER e o gerenciador de pacotes do NuGet tentar fazer a conexão com o seu servidor para efetuar o download do pacote pode ser que ele solicite o nome de usuário e senha (caso esteja sendo utilizado um servidor proxy na sua rede). Veja em outro artigo como faz para habilitar acesso a internet através do proxy no Visual Studio.

connect-nuget

Para não precisar mais ter que informar sempre o usuário e senha deveremos fazer uma pequena modificação no arquivo de configuração do NuGet que está em %APPDATA%\NuGet\NuGet.Config onde iremos adicionar a seguinte configuração dentro da tag Configuration


  

Onde deveremos alterar a URL (192.168.0.196) para o endereço do servidor utilizado na sua empresa e a porta (8061) para o número da porta utilizada.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.