Usabilidade

Você já ouviu falar do termo Usabilidade?
O que é?
Para que serve?

Para medir a usabilidade existe cinco fatores que devem ser considerados

  • Velocidade
  • Eficiência
  • Aprendizado
  • Memorização
  • Preferência do usuário

Velocidade: É a forma de medir o quão rápido um usuário consegue executar determinada tarefa.
Para obter essa informação iremos cronometrar o tempo ele demora para completá-la, ignorando os erros. Assumindo que o usuário está executando a tarefa de forma correta e não fazendo várias coisas erradas.

Eficiência: Mede quantos erros são cometidos em determinada tarefa. Isto é, alguém pode ser capaz de executar uma tarefa de forma rápida, porém irá fazer muitos erros durente a tarefa. Podendo haver uma grande divergência entre velocidade e eficiência.

Aprendizado: É a forma que nos diz o quão fácil é para um usuário aprender a utilizar o sistema. Isso nos permite saber o quão bem alguém poderá entrar no sistema pela primeira vez e utilizá-lo. Possivelmente ele precisará de uma pequena ajuda, e deverá ser capaz de encontrar os recursos que precisa de uma forma fácil.

Memorização: Amplia a capacidade de aprendizado. Uma vez que o usuárioaprendeu a utilizar o sistema. A memorização nos diz o quão fácil é para o usuário lembrar de como utilizar o sistema. Então se um usuário parou de utilizar o sistema por um tempo, depois volta a utilizar é desejável que ele rapidamente lembre-se como usá-lo.

 

Fonte: Coursera – The “Cybersecurity” Specialization

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.