Trabalho com desenvolvimento de software há um longo tempo e todo o meu conhecimento é focado nessa área, apenas divergindo em tecnologias como pode ser observado no meu currículo.
A muito tempo venho buscando conhecimento em outras áreas além da TI. Um dos assuntos que chama a minha atenção é o Marketing Estratégico, costumo ler sobre sobre o assunto em diversos sites, blogs e afins. Porém para potencializar os meus estudos resolvi fazer um curso de Marketing Estratégico no SENAC RS que irá dar uma visão geral sobre o assunto.
Objetivo do curso:
O futuro das organizações depende de sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. A gestão de marketing das empresas reflete este cenário e deve criar necessidades de consumo de forma dinâmica. Desta forma, entender este processo e definir estratégias para criar valor através de Produtos e Serviços é fundamental apara determinar o sucesso empresarial. Neste contexto, o objetivo deste curso é oferecer aos participantes condições de: planejar, identificar, analisar, segmentar, posicionar, construir cenários, definir estratégias para a construção de Produtos e Serviços de valor para o cliente e determinar os critérios de sua satisfação.
Programação:
- Planejamento de Marketing:
- Conceitos básicos;
- Processo de planejamento;
- Estrutura do plano de marketing;
- Tipos de planos;
- Ambiente de negócio:
- Macroambiente;
- Megatendências;
- Construção de cenários;
- Análise da concorrência e análise de mercado;
- Rede de negócios e cooperativismo;
- A questão da competitividade;
- A nova ordem econômica;
- Processo de globalização;
- Estratégias de negócios:
- Estratégias genéricas (custos baixos, diferenciação, enfoque);
- Estratégias competitivas (defesa, desenvolvimento, ataque);
- Processo de construção do valor do cliente e da satisfação:
- Informações e comportamento de consumo;
- As necessidades de Maslow;
- Pesquisa de mercado;
- Tendências de comportamento;
- Segmentação de Mercado e Posicionamento:
- Segmentação do mercado consumidor;
- Identificar a Missão, Visão e valores da empresa;
- Definir a Gestão Estratégica de Marketing através de plano de ação;
- Definir objetivos e suas metas para o Plano de Ação;
- Definir e compreender a aplicação do Plano de Marketing no contexto do negócio;
- Identificar e analisar os cenários possíveis do negócio;
- Identificar e analisar a concorrência;
- Definir qual o tipo de Estratégia Genérica melhor se adapta ao negócio;
- Definir qual o tipo de Estratégia Competitiva melhor se adapta ao negócio;
- Identificar e analisar as tendências de consumo;
- Definir a melhor segmentação de Produtos e Serviços para o negócio;
- Identificar as 4 forças do Marketing no negócio e sua melhor aplicação/ otimização;
- Utilizar corretamente as ferramentas mercadológicas para agregar valor à Marca;
- Determinar Indicadores;
- Visão sistêmica;
- Visão analítica;
- Capacidade de decisão;
- Criatividade;
- Flexibilidade;
- Responsabilidade;
- Respeito às diferenças;
- Segmentação do mercado fabricante;
- Níveis de segmentação;
- Atratividades do segmento;
- Critérios e estratégias para posicionamento;
- Valor percebido da Marca;
- O mapa do posicionamento;
- As 4 forças do Marketing:
- Produtos e Serviços (diferença, implicações e oportunidades);
- Preços (determinação das demandas, estimativa de custos, formação de preços, Mark Up);
- Distribuição e Logística (definição dos canais de marketing, cadeia de valor ampliada, fluxos, evolução dos canais);
- Comunicação (o mix da comunicação, definição de públicos, objetivos e ferramentas);
- Finanças e Controle:
- Tipos de controle;
- Ferramentas gerenciais de controle;
- Sistema de gestão da qualidade;
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